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Nike Corinthians: Nossa História é uma Página em Preto

Nike Corinthians: Nossa História é uma Página em Preto

Em uma noite marcada por celebração e compromisso, o Parque São Jorge foi palco de um evento emblemático. Sob o mote
da campanha Nossa história é uma página em preto, a Nike e o Corinthians se uniram para promover iniciativas de combate ao racismo e lançar as novas camisas da temporada. Em um contexto em que pelo menos 41% dos jogadores e profissionais que atuam nos principais campeonatos do país já sofreram racismo, torna-se crucial ações para combater esse problema. Para isso, o clube e a marca assinaram uma edição especial do Jantar Preto; uma experiência premium para profissionais negros da economia criativa brasileira. Com a cantora Paula Lima e o jornalista Jairo Nascimento como mestres de cerimônias, o evento reuniu o chef Rodrigo Freire, do renomado restaurante Preto Cozinha à frente do cardápio, e o grupo musical Samba do Adilson. A organização e curadoria ficou por conta da agência orientada por cultura KeLe.

AÇÕES DE COMBATE AO RACISMO
Em parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol (ODRF), o Corinthians e a Nike promoverão sessões de letramento racial para atletas das categorias de base, elencos profissionais (masculino e feminino) e funcionários. Também será disponibilizada a cartilha “Combatendo o Racismo no Futebol”, material que servirá como referência para ações com a torcida ao longo do ano e que está disponível gratuitamente em nike.com. A parceria entre a Nike e o Corinthians para promover palestras sobre o racismo para os elencos profissionais e categorias de base é de extrema importância. É um passo crucial para o letramento racial dentro do futebol, um ambiente que infelizmente continua sendo fértil para esse tipo de crime. A grandeza dessas duas instituições se unindo nesse esforço de conscientização demonstra um compromisso real com a promoção da igualdade e o combate ao racismo, e esperamos que essa iniciativa inspire outras organizações a seguirem o mesmo caminho, relata Marcelo Carvalho,
diretor do ODRF.

Já em colaboração com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), será lançado um edital em 15 de maio contemplando 20 jovens negros com bolsas de estudo integrais para o curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política
de São Paulo (FESPSP), o qual contará com disciplinas voltadas para o mercado esportivo. Além disso, os estudantes receberão auxílio financeiro e apoio psicossocial durante o período de graduação. Das 20 bolsas, 9 serão destinadas a participantes das iniciativas sociais apoiadas pela Nike em São Paulo, outras 9 para jovens vinculados ao CIEE e 2 para atletas federados pelo Corinthians. A iniciativa visa aumentar a representatividade negra na gestão do esporte. Em complemento, o clube se compromete a priorizar a contratação desses estudantes em futuros processos seletivos. Estamos comprometidos em promover a igualdade e o respeito em todas as esferas, especialmente no esporte, que deve ser um espaço de inclusão. Por isso apoiamos organizações e pessoas para que se sintam empoderadas a lutar contra o racismo. Acreditamos que o futebol tem um papel fundamental nesse processo de mudança”, completa Gustavo Viana, Diretor de Marketing da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.

CAMPANHA NOSSA HISTÓRIA É UMA PÁGINA EM PRETO

A campanha “Nossa História É uma Página em Preto” é um chamado coletivo para a luta antirracista. Com casos de racismo presentes tanto dentro quanto fora de campo, a Nike e o Corinthians se posicionam contra essa realidade histórica. A Nike, ao longo do tempo, tem contribuído com causas sociais, enquanto o Corinthians, fundado por operários, tem sua história entrelaçada com a luta pelos direitos dos trabalhadores e pela democracia. Assinada pela agência Wieden + Kennedy SP, a campanha conta com um filme manifesto e é protagonizada pelo ex-jogador Wladimir, a cantora e rapper Negra Li, os atletas do elenco atual Wesley, Raniele, Yasmin e Ju Ferreira, a ex-jogadora Grazi, e a estudante Anna Beatriz, representando assim o protagonismo negro de diferentes gerações na história do clube.

AS NOVAS CAMISAS
Predominantemente branca, a nova camisa principal traz detalhes em degradê do branco para o preto nas mangas e na barra da camisa. Já o segundo uniforme apresenta um padrão blackout totalmente preto. Os nomes e números dos atletas são exibidos em uma fonte autoral criada pela designer e diretora de arte Giulia Fagundes. Inspirada pela rica cultura da diáspora africana, a fonte é marcante e complementada por uma textura única baseada em símbolos Adinkras de origem ganense. Essa abordagem visual celebra a grandeza e a força do time, honrando sua história e futuro, flertando com o afrofuturismo. Dentro da gola, à altura do pescoço, um emblema com uma mão pintada em preto e branco traz a inscrição Tamo Junto e Misturado representando a importância da união de todos no combate ao racismo.

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 
A camisa versão jogador conta com a mais recente tecnologia Nike Dri-Fit ADV (Advanced Functional Innovative Technologies ou Tecnologias de Inovações Funcionais Avançadas) e representa o ápice da inovação em vestuário esportivo da Nike. O Dri-FIT ADV usa os materiais básicos encontrados no DRI-FIT – tecido que afasta o suor da pele para uma evaporação mais rápida – e os eleva a um próximo nível, por meio de uma engenharia que mapeia e estuda o corpo dos atletas em movimento, utilizando não só métodos de construção inovadores, mas as percepções dos próprios atletas para proporcionar o máximo desempenho durante o jogo. Já a versão torcedor conta com o mesmo design, mas com o tecido Dri-FIT, feito de microfibras de poliéster. Elas absorvem o suor da pele e o transporta para a superfície do tecido, onde evapora rapidamente. Isso ajuda a manter o corpo fresco e seco, mesmo durante os treinos mais intensos.

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE 
A sustentabilidade é parte central de todos os uniformes criados pela Nike. Por isso, desde 2010, todos os kits são fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas. As garrafas são higienizadas, fragmentadas em flocos e então convertidas em microplásticos que são derretidos e transformados em fios de alta qualidade. Este processo garante um desempenho máximo para a performance em campo e menor impacto no meio ambiente. Desde 2010 a Nike desviou bilhões de garrafas plásticas de aterros com essa inovação.

 

Envolvidos

AGÊNCIA: Wieden+Kennedy São Paulo

TÍTULO: Nossa História é uma Página em Preto 

CLIENTE: Nike

PRODUTO|PRODUCT: Home & Away 

1ª DATA|DATE AIRED: 02/05/2024

CCO: Rodrigo Jatene 

DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Humberto Cunha | Alexandre Giampaoli

DIREÇÃO DE ARTE:  Thiago Victoriano

REDAÇÃO: Pedro Balle
DESIGN: Djavan Amorim
MANAGING DIRECTOR: Camila Hamoui 

ATENDIMENTO: Beatriz Vianna

PLANEJAMENTO: André Troster | Rafael Trevisan | Bruna Carvalho 

SOCIAL STRATEGY: José Diniz | Silbia Chabes 

HEAD DE PRODUÇÃO INTEGRADA: Patrícia Gaglioni
PRODUCER: Fernanda Moura | Nathalia Trindade 

APROVAÇÃO CLIENTE: Livia Pinheiro Yanase|André Ferros | Rafael Russo 

PRODUTORA: Kaus

FOTÓGRAFO: Lucas Cordeiro

LIGHT DESIGNER: Edson Luciano 

ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Naelson Castro e Karen Macedo

RETOUCHER: Nicolas Leite

DIRETORES DE CENA: Martina Quezado E Henrique Barretto

DIRETOR CRIATIVO: Del Reginato

DIRETOR DE ARTE DE CENA: 

DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Martina Quezado

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Larissa Andrade 

DIRETOR EXECUTIVO: Thiago Mascarenhas

PRODUTORA EXECUTIVA: Camila Martinez

COORDENADORA DE PRODUÇÃO: Larissa Luisi

ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO: Ueslei Santana

PRODUCER: Carol Duarte

ATENDIMENTO DE PÓS PRODUÇÃO: Leticia Almeida

ASSISTENTE DE ATENDIMENTO: Marcelo Augusto

DIRETOR DE PRODUÇÃO: Telma Dos Santos Fonseca La Rubia

PRODUTOR: Michel Moura Luz

STYLIST: Maycon Felix

MAKE: Tuany Carla Dos Santos Oliveira

1ac: Julia Takamori

2ac: Thiago Nacer

Video Ass/Logger: Fernanda Suguimati

Gaffer: Luis Muller

Ass. Elétrica: Tico

Ass. Elétrica: Zuza

Contra-regra: André Castilho Baptista

PÓS PRODUTORA: 

FINALIZADORA: Nathalia Deraco

?MONTADORA: Nathalia Deraco

COR: Henrique Barretto e Martina Quezado


PRODUTORA DE SOM: MUGSHOT

PRODUÇÃO EXECUTIVA: GILVANA VIANA

PRODUTOR MUSICAL: ARTHUR ABRAMI, BRUNO ZIBORDI, CHICO REGINATO, JOSH EDUARDO E MAURÍCIO HERSZKOWICZ 

FINALIZAÇÃO DE ÁUDIO: FERNANDA GALETTI, HENRIQUE OLIVEIRA E LEANDRO RODRIGO